O mercado se comporta de maneira inquieta, abrindo e fechando portas constantemente, disparando oportunidades e anulando o que está ultrapassado. A capacidade de identificar essas oportunidades pode fazer toda a diferença no sucesso de um empreendimento. Por outro lado, de nada adianta ver uma chance e não conseguir agarrá-la. Responder às oportunidades com agilidade e assertividade também é fundamental. Uma execução morosa ou ineficiente pode sepultar uma boa ideia, assim como uma implementação impecável não consegue salvar um conceito inicial fraco.
No humor e nos negócios, timing é tudo.
O pesquisador norte americano Jeffry A. Timmons nos mostra que existe um período restrito para aproveitar uma oportunidade de negócio: a janela de oportunidade. Ela pode variar de acordo o segmento e o momento econômico. No artigo Opportunity, recognition, este professor da Babson College e da Harvard Business School ressalta ainda a importância de inserir-se no mercado ainda na abertura da janela, para que possa haver tempo hábil para estabilizar-se e garantir a continuidade do empreendimento no médio e longo prazo.
Estas são condições primordiais para conseguir agarrar uma oportunidade com êxito. Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, é preciso ir um pouco além. Em uma publicação especialmente dedicada ao tema, o SEBRAE faz 3 recomendações básicas que podem ajudar a conseguir os melhores resultados:
- Planejamento: Estabelecer com antecedência o que será feito, como será feito, custos, fornecedores, prazos e, principalmente, porque será feito.
- Controle: O registro detalhado de cada etapa do processo e a análise destes dados são fundamentais para orientar novas decisões.
- Coerência: A organização dos processos internos, do plano de ação e da comunicação devem sempre corresponder ao perfil específico daquele empreendimento ou oportunidade.
A Symnetics contribui substancialmente para viabilizar cada um dos três aspectos acima. Tem métodos eficazes e experiência para facilitar processos de inovação em empresas de qualquer porte ou segmento. Catalisa mudanças com planejamento e e inteligência estratégica. Realiza a estratégia com monitoramento constante do desempenho e dos resultados. Projeta futuros em parceria com as empresas e uma rede de especialistas. Usando design estratégico a partir de tendências e agendas estratégicas multistakeholder, impulsiona projetos coerentes e acelera transformações positivas.
Na hora de inovar, aceleração é mais importante que velocidade máxima.
A agilidade na resposta ao surgimento de uma oportunidade é crucial, e deve estar presente em cada detalhe do processo: prototipagem, pesquisa, atendimento ao público, monitoramento, correção de falhas, procedimentos internos, etc. Diante desse fato, as empresas estão sendo obrigadas a reestruturar seus processos e toda a sua cadeia de trabalho. Quanto maior a empresa, mais radical e necessária é a renovação.
Horizontalização, planejamento de curto prazo e equipes autônomas são alguns recursos possíveis pra ganhar agilidade. Essas alternativas já estão sendo testadas e ajustadas à realidade corporativa de cada empresa, mas existem muitas outras possibilidades. Explorá-las é o desafio que o mercado nos lança. Para vencer, é preciso estar sempre alerta, além de esforço, inteligência, planejamento, agilidade e o principal: uma boa ideia.
Conheça um pouco mais sobre o que a Symnetics pode fazer para impulsionar uma boa ideia acessando nosso site.
Você pode conhecer melhor as novidades da Symnetics no site: http://www.symnetics.com.br/
Conheça os outros canais de conteúdo Symnetics: Linkedin; Instagram; Facebook; e Youtube.