No final de 2015 lideranças da Votorantim se juntaram e se perguntaram: Diante do mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA) como podemos nos conectar mais e melhor com as tendências?
De que forma é possível engajar nossas equipes na implementação de novos modelos de negócio ou organização para enfrentar a competitividade?
E como serão os próximos 100 anos?
O programa 1818 nasceu com esta missão: o 18 sólido representa o legado de 100 anos da história do grupo. O 18 vazado é uma janela aberta para o mundo. O 1818 é portanto um convite ao protagonismo.
Em 2016 o 1818 impulsionou o movimento cultura de alta performance base para transformação de qualquer negócio.
Um propósito claro engajador das empresas investidas do grupo, que mobilize empregados, clientes, parceiros e a sociedade. Mais empreendedorismo e inovação como maior experimentação, tolerância ao erro e tomada de risco. Valorização do resultado e menos burocracia, mais diversidade nas equipes, com o diferencial competitivo das empresas. O estímulo à colaboração para que seja possível compartilhar boas práticas e conhecimentos.
Em 2017 o 18 18 realizou provocações sobre os chamados novos padrões de consumo, produção, interação e tecnologias emergentes.
Nos dias de hoje nenhuma empresa de nenhum setor está imune à entrada de empresas insurgentes, as chamadas startups, que vem antecipando necessidades, aplicando tecnologias cuja evolução tem sido exponencial, somadas a modelo de negócio disruptivos.
Vejam a história recente de Nokia ou Blockbuster e General Motors, todas empresas de setores tradicionais que tiveram seus negócios ameaçados pelo Google, Netflix e Tesla.
O programa 1818 realizou um mapeamento de seis grandes tendências que devem impactar ou já estão impactando os negócios da Votorantim: novos materiais, operações digitais, tecnologias de inteligência,energia, recursos e gestão de resíduos,plataformas de negócio, tecnologias sociais.
Em 2018, ano do centenário da Votorantim, foi a vez do movimento de Business Redesign que marca o ponto de virada de cada empresa investida. Este movimento que terá duração até o final de 2019 vai contribuir para a promoção de uma mudança evidente de desempenho do ponto A para o ponto B, no repensar de diversos negócios seja por meio de iniciativas localizadas para a evolução da cultura organizacional ou melhoria de processos internos seja por inovações em processos, produtos e serviços até o redesenho do modelo de negócio.
O 1818 é, portanto, um aliado para explorar empreender futuros que promovam a transformação do negócio das empresas investidas na forma de empresariar da Votorantim.
Quer gostemos ou não as mudanças estão acontecendo e cabe a nós escolher de que lado estamos na história. Seremos somente espectadores ou protagonistas do futuro?
Para manter as pessoas engajadas ao 1818, o programa possui uma plataforma de conteúdo e newsletter semanal, além de grandes eventos realizados anualmente.