A Importância da Jornada da Inovação para Líderes Criativos | by Brasil

A jornada da inovação trabalha em projetos de um futuro que se aproxima, cujas tendências já são evidentes ou estão emergindo.

A criatividade aplicada no campo empresarial ou social é aquela que gera impacto na vida das pessoas, no ecossistema em que vivemos com geração de valor econômico ou social.

Também pode ser chamada de processo de inovação.

A forma como ela é presente é possível de perceber no próprio cotidiano. Hoje vivemos o futuro do passado: alguém projetou os artefatos, o ambiente, as instituições, as regras nas quais vivemos atualmente.

Nosso estilo de vida móvel, disperso e conectado foi projetado por empresas como Google, Apple e Microsoft há 20 anos.

Projetar é tarefa de heróis e heróis vivem em jornadas cujo fim desconhecem. A essência da inovação é que não se sabe de antemão o que ela será.

E como seria na jornada da inovação?

As jornadas de inovação nos remetem tanto à ação (ao homo faber), à intervenção no meio em que vivemos, mas sobretudo à criação (ao homo ludens). Para tanto, se valem dos conceitos do processo de design (holístico).

Continue a leitura para saber mais sobre esse processo e como se manter em constante evolução no mundo VUCA.

O percurso da jornada da inovação

Toda a atividade de inovação não faria sentido se não houvesse uma modificação no status quo. O design na inovação trabalha a criação com busca de soluções para desafios ou problemas, utilizando um processo que passa por três fases.

Exploração

Acontece através da busca por novos espaços e possibilidades, pela observação (de tendências, pessoas e contextos socioculturais) e pesquisas em diversos campos do conhecimento.

A exploração revela necessidades, preocupações, aspirações e valores humanos e sociais, utilizando esta compreensão como fonte de inspiração para ideias e novas experiências.

A partir dela é possível obter insights que nortearão todo o desenvolvimento criativo e inovador, dando espaço para o segundo momento.

Concepção

Nesta etapa se inicia a ideação, a configuração e a prototipação das ideias e conceitos.

Há testes para validar as hipóteses criadas a partir dos insights, o que é feito com as pessoas a partir da adequação às restrições e realidade do mundo.

As ideias criadas na etapa de concepção dão vida aos insights, pois esta fase inicia o processo de formulação das soluções possíveis.

Experimentação

O desenvolvimento da ideia passa por sucessivas interações e modificações até se chegar a algo concreto e de impacto. A experimentação cria coisas que estão sempre passíveis de serem melhoradas.

A ideia da prototipagem feita na fase de concepção é justamento proporcionar este momento de materialização na etapa de experimentação.

A partir dele é possível uma vivência real, palpável com a solução criada, proporcionando — de maneira prática e de baixo custo — o aprimoramento.

A arte de criar o futuro

As jornadas de inovação trabalham em projetos de um futuro que se aproxima, cujas tendências já estão evidentes ou emergindo, de necessidades possíveis de serem observadas, analisadas e experimentadas.

Portanto, desdobram-se em projetos do tipo Now ou Next que vão moldar nossa vida nos próximos 10 anos. Pensar em cenários futuros nos permite criar conceitos e incubar projetos inusitados ou improváveis no momento atual.

Os projetos do After Next trabalham essencialmente o sonho em moldar um futuro que ainda não existe, o que está por vir.

Características da jornada da inovação

A jornada da inovação tem vários pontos singulares que o fazem tão determinante para o desenvolvimento de lideranças.

Entre eles estão a reconstrução e/ou construção de conceitos que vão depois modificar a realidade, o que é parecido com o modus operandi dos artistas e filósofos, pois transgride as fronteiras do conhecimento.

Também questiona padrões, modelos, sistemas, processos, pois a busca pelas melhores opções passa pela averiguação de quão útil ou relevante é que temos ou tínhamos como regras, causando a redefinição do sentido, do significado e da relevância para as pessoas.

Joga com os paradoxos e ambiguidades, procurando se adaptar e projetar no campo de tensão entre eles, bem como combina elementos ou integra opostos e rouba elementos de outros contextos.

Na jornada se analisa o problema com lentes diferentes (multidisciplinariedade) daquela lente que normalmente se emprega para se analisar este problema.

Por exemplo, um administrador fazendo etnografia (que vem da antropologia) para tentar entender os stakeholders.

Também junta conhecimentos (interdisplinariedade) ou ainda integra os conhecimentos gerando algo novo (transcidiplinariedade).

Cria ficções, cenários futuros possíveis ou prováveis e projeta a partir dele, o que ocasionará em um novo produto, solução ou processo que enfrentará a aprovação do mercado, tendo de se adaptar.

Adequação da inovação

Uma parte do mercado e da própria empresa vai aprovar (adesão das pessoas à inovação), outra parte vai excluí-lo (julgarão inadequado, herege, revolucionário), colocando a inovação no ostracismo e no esquecimento.

Cabe, ao menos internamente, propagar os comportamentos e valores da liderança criativa para se conseguir feedbacks e colaboração na jornada da inovação. Contudo, a tarefa de adequação tem quatro dimensões:

  • Desejabilidade: Criar sentido e agregar relevância (valor) à ideia;
  • Factibilidade: Existência de tecnologia, de capacidade técnica e demais recursos para materializar as ideias;
  • Viabilidade: Possibilidade de empregar recursos financeiros (investir nas ideias e conceitos) tendo em vista a adesão e expansão no mercado, gerando ganho econômico ou social;
  • Compatibilidade: Sintonia com os que decidem apostar na ideia sendo que, quanto maior for o grau de disrupção da criação, maior a necessidade de estabelecer premissas a serem compatibilizadas com quem vai investir na ideia.

Ao longo da jornada a consciência do indivíduo vai se expandindo, afinal “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao tamanho original” (Albert Einstein).

Criar ambiente propício para o desenvolvimento de todas essas fases permitem que a jornada da inovação consiga se enraizar na cultura da empresa, uma vez que faz parte da estratégia da organização.