Empresas sensíveis: a percepção transformando os negócios

A URGÊNCIA DE SE ADAPTAR E A AMEAÇA DE DESAPARECER

Mais do que nunca, o mundo do trabalho está passando por mudanças drásticas em uma velocidade vertiginosa. A transformação nos negócios deixou de ser uma questão de diferenciação da concorrência, hoje é necessidade básica para sua própria sobrevivência.

Isso significa que inovar é necessário, mas não é o suficiente. É preciso manter uma atitude inovadora e a disposição para se reinventar constantemente. Ficar sempre alerta para as mudanças no contexto e reagir a elas com agilidade e sensibilidade.

Neste cenário, podemos falar em “empresas sensíveis”? Quando assumimos que sensibilidade é essencialmente a propriedade “de receber e perceber informações sobre as mudanças do meio externo e interno e de a elas reagir”(dicionário Michaelis), essa definição faz todo o sentido.

Uma empresa sensível é permeável ao meio em que está inserida, reage às suas variações com prontidão. É proativa sem ser agressiva. Realiza e comunica suas ações de maneira coerente com o que está ao seu redor.

Seguindo essa lógica, a Symnetics responde às mudanças do contexto se reinventando sem parar. Como parte desse movimento de renovação constante, está com uma nova identidade visual, que reflete o seu momento presente e suas perspectivas de futuro. Com uma forma de se comunicar atualizada e abrangente, a Symnetics responde a um novo contexto de mercado. Ao mesmo tempo, se coloca de forma mais acessível e didática, despertando interesse de mais pessoas e construindo uma via de diálogo com seu público.

SE REINVENTAR É IMPORTANTE, MAS NÃO É O BASTANTE

Segundo o relatório Fjord Trends 2019, da renomada consultoria de design e inovação Fjord, o sucesso dos negócios atualmente está associado a uma proposta de valor relevante não só para indivíduos, mas também para o mundo (sociedade, meio ambiente, indústria, economia, etc.). Uma perspectiva de negócio abrangente, que contempla a microesfera (indivíduo) e a macroesfera (mundo), alinhada com a emergente economia circular, tem uma chance substancialmente maior de ser bem sucedida, em comparação com abordagens tradicionais.

Um elemento em comum envolve essas duas esferas: a percepção. Por um lado, ela é fundamental no olhar das empresas, para captar e interpretar os movimentos sutis do contexto. Por outro lado, é preciso saber lidar com a percepção do público, interagir e se relacionar com opiniões diversas e, principalmente, comunicar-se com clareza, construindo uma imagem nítida na cabeça das pessoas do propósito e convicções de uma empresa. Em ambos os casos, a sensibilidade é uma característica fundamental. Sensibilidade para identificar as oportunidades. Sensibilidade para antecipar a mudança. Sensibilidade para entender o problema do outro. Sensibilidade para desbravar novos territórios.

ATENÇÃO CONSTANTE E OLHOS ABERTOS PARA AS OPORTUNIDADES

Jeff Bezos, CEO da Amazon, afirma que “toda novidade cria duas dúvidas e duas oportunidades”. Identificar essas oportunidades é uma ótima forma de definir a direção dos esforços de inovação. Isso requer o entendimento de que a essência de produtos ou serviços verdadeiramente inovadores nunca está apenas na tecnologia em si. Ela vem a partir de um novo olhar. Reside na aplicação original da tecnologia, respondendo a uma necessidade real de determinado setor do mercado ou sociedade.

Isso exige se aprofundar e compreender bem o perfil do público, seus desejos, temores e possibilidades. Só assim é possível oferecer algo que seja efetivamente valorizado, relevante e acessível para o consumidor. Neste ponto, uma empresa que procura inovar com sucesso e explorar novos nichos de mercado vai se deparar inevitavelmente com o desafio da inclusão. Estabelecer um vínculo real com um público específico não é uma tarefa fácil, pois exige conhecimento, empatia e sensibilidade. Além disso, ao estreitar laços com um segmento específico, promovendo um sentimento de pertencimento, paradoxalmente se cria um movimento de exclusão em outros segmentos. Este é apenas uma das muitas variantes que geram oportunidades de negócios, mas também podem criar grandes dificuldades.

SER VERDADEIRO E SE COMUNICAR COM VERDADE

Para equilibrar essa balança, a expressão visual e verbal da marca pode fazer toda a diferença entre ser bem aceito ou mal compreendido. Por isso, é fundamental estabelecer e realizar um plano de comunicação estratégico, que expressa de forma verossímil o posicionamento de uma marca e seu processo de transformação no ambiente interno e externo. Se mudar é inevitável, comunicar bem a mudança é fundamental, assim como conduzir cuidadosamente cada etapa desse movimento.

Com seus métodos, conceitos, projetos e soluções, a Symnetics contribui para que esses processos sejam feitos com mais eficácia e fluidez nas empresas. Conta com uma metodologia flexível para atuar com diversos perfis de clientes e alcançar excelentes resultados. Assim, nada mais natural do que aplicar internamente seus métodos para manter-se sempre atualizada. A identidade visual repaginada é um reflexo disso.

Com uma nova forma de se comunicar, a Symnetics mostra que está se transformando junto com o mercado e reafirma o seu compromisso com a evolução sustentável das empresas, começando por nós mesmos.