Voltar-se para o próprio passado pode ser inspirador, prazeroso, estimulante, melancólico ou até doloroso. Seja como for, é vital parar e ponderar sobre as ações que fizemos, experiências que tivemos, realizações que alcançamos e também as frustrações que superamos. Essas reflexões levam a um aprendizado insubstituível e inestimável.
Revisitar os registros da história para projetar o futuro.
A Symentics está completando 30 anos de existência, e com isso é inevitável parar para pensar: o que mudou nessas 3 décadas?
Em 1989, o cenário geopolítico global passava por um processo de despolarização, vivendo um período de franca transformação. Na Alemanha, o muro de Berlin foi derrubado. Na China, a juventude se organiza para fazer frente ao regime autoritário. Na África do Sul, o apartheid começa a dar indícios do fim. Na America Latina, uma onda de abertura política que vem desde 1979 reafirma o início de uma nova fase.
No Brasil, celebrava-se a primeira eleição presidencial direta e democrática em 29 anos e lastimava-se a perda de Luiz Gonzaga e Nara Leão, dois ícones de uma era que estava se extinguindo.
Ao longo de seus 30 anos, a Symnetics sempre interagiu com esse cenário dinâmico, respondendo às transformações do mundo externo com mudanças internas, na forma de trabalhar e se posicionar no mercado. Essa trajetória está ilustrada no video de comemoração dos 30 anos da nossa empresa.
Neste contexto incerto e turbulento surge a Symnetics. Uma consultoria de negócios pequena, mas promissora, que em poucos anos estaria trazendo conceitos inovadores para o mercado brasileiro. Além da competência e dedicação, parcerias internacionais impulsionaram a trajetória da Symnetics.
Fomos os primeiros a adotar os métodos Aris e BSC (Balanced Scorecard) no país. Trouxemos da Alemanha e dos Estados Unidos metodologias pioneiras e aos poucos nos estabelecemos na vanguarda do mercado latino americano. Conheça melhor a nossa abordagem metodológica no site.
Ao lado de clientes e parceiros cada vez maiores e mais próximos, a Symnetics segue em desenvolvimento constante, sempre interagindo e incorporando as novidades à sua volta.
As mudanças mais radicais são invisíveis no fluxo cotidiano
Da mesma forma que não vemos o pó se acumulando sobre os móveis, transformações drásticas podem acontecer diante de nossos olhos sem que se perceba. Ao comparar nosso estilo de vida com o que era há uma década atrás podemos enxergar melhor o que mudou ao longo desses anos.
Em 2009, a Universidade de Wharton, em parceria com programa de televisão norte-americano Nightly Business Report, elegeu as 30 maiores inovações dos últimos 30 anos. A lista final foi a seguinte:
- Internet, banda larga, WWW (browser e html)
- Computadores PC/laptop
- Telefone Celular
- Teste e sequenciamento de DNA/Mapeamento do genoma humano
- Geração de imagem através de Ressonância Magnética
- Microprocessadores
- Fibra Ótica
- Softwares de Escritório (planilhas e processadores de texto)
- Laser não invasivo/Cirurgia Robótica (Laparoscopia)
- Softwares e serviços open-source (código aberto) (ex: Linux, Wikipedia)
- LED (Diodo de Emissão de Luz)
- LCD (Display de cristal liquido)
- Sistema GPS
- Vendas Online/e-commerce/leilões virtuais
- Compressão de arquivos de mídia (jpeg, mpeg, mp3)
- Microfinanças/microcrédito
- Energia Solar Fotovoltaica
- Turbinas de vento para grande escala
- Redes Sociais pela internet
- Interface gráfica do usuário (GUI)
- Fotografia/Videografia Digital
- Identificação por Rádio Frequência (RFID) e aplicações (ex: EZ Pass)
- Plantas Geneticamente Modificadas
- Biocombustíveis
- Códigos de barras e Scanners
- Caixa Eletrônico
- Stent (endoprótese para desentupimento das artérias)
- Memória SRAM (Memória Estática de Acesso Aleatório)
- Tratamentos Anti-Retrovirais para AIDS
Em uma matéria da Forbes dedicada especialmente a esse tema é possível se aprofundar mais entender melhor o contexto e os critérios de seleção. Aqui, o que vale observarmos é que muitos desses itens (código de barras, GPS, telefone celular, por exemplo) já estão totalmente incorporados na vida cotidiana, de maneira que é estranho pensar na vida sem eles. Isso nos mostra não só a velocidade dos processos de inovação, mas também a facilidade que a sociedade em geral tem para absorver essas novidades.
Na década de 90, enquanto o mundo descobria o telefone sem fio, a Symnetics se conectava com pesquisadores internacionais para trazer metodologias pioneiras para o Brasil. Nos anos 2000, a Symnetics entrou para o segmento de educação corporativa ao mesmo tempo em que os televisores de tela fina invadiram a casa das pessoas e o GPS se instalou nos carros do usuário comum. Na década seguinte, quando os smartphones, a internet móvel e uma infinidade de aplicativos chegaram de fato nas mãos do grande público, a Symnetics continua sendo uma aceleradora de transformações que evolui junto com seu contexto e seus clientes.