Setores de Atuação
O trabalho de transformação empresarial com o setor privado conecta tendências, estratégias, liderança, cultura e operações.
Mobilizamos uma diversidade de indivíduos e equipes internas e o ecossistema externo na cocriação de futuros, estratégias e projetos.
Catalisamos a transformação balanceando soft skills (mindset, comportamentos, cultura) com hard skills (planejamento, modelos de gestão, formas de trabalho) organizacionais.
Uma execução bem sucedida de estratégias, dividindo riscos e resultados requer uma cogestão de projetos experimentais para inovação ou de excelência operacional voltados para a melhoria de produtividade das operações.
As cooperativas, sociedade formada por pessoas com interesses comuns, crescem no Brasil e ganham representatividade em todos os setores em que atuam. Devido ao seu histórico de auto-gestão, estas organizações demandam cada vez mais modelos de gestão que buscam profissionalização, transparência e resultados.
Neste contexto, podemos auxiliar as cooperativas no fortalecimento dos seus modelos de gestão e governança, com a elaboração do planejamento estratégico, apoio na execução da estratégia, apoio na gestão de projetos estratégicos e na gestão de processos críticos.
Espera-se e exige-se do setor público uma administração competente, ágil, consequente e voltada para resultados.
Trabalhar na transformação do setor público requer não só o comprometimento dos gestores públicos mas sobretudo a adoção de um planejamento que direcione ações de longo prazo, de modelos de gestão que profissionalizem a organização tornando-as mais eficientes e uma cultura orientada pela missão e objetivos.
Para se tornar mais resiliente o setor público deve ainda dialogar continuamente com seus stakeholders na construção compartilhada de futuros (cocriando agendas estratégicas), oferecendo plataformas de engajamento para formular novas políticas públicas, projetos e programas e projetando serviços públicos inovadores de impacto.
Atuar com o setor social requer uma percepção mais assertiva sobre as mudanças na sociedade, a partir do qual se redesenham os modelo de atuação das .org com investimento social e negócios sociais para que sejam sustentáveis e gerem impacto positivo.
(Re)desenhando programas e ações orientadas às reais necessidades dos stakeholders e que efetivamente promovam inovação social. Fortalecendo e aprimorando a qualidade da gestão com processos e instrumentos de planejamento estratégico, gestão da estratégia e inteligência estratégica.
Cases e Projetos
Cases e Projetos
Votorantim
Sicredi Vanguarda PR | SP | RJ
Sicredi Pioneira
TMG
Schneider
Cooperativa Castrolanda
Cocal
Duas Rodas
Sicoob Central Espírito Santos
Karsten
Urbano
Votorantim
Desenho e implementação do programa de transformação cultural e empresarial de todas as empresas investidas da Votorantim S.A., realizado de 2016 a 2019, envolvendo toda a liderança da empresa com mais de 400 profissionais. O programa incluiu 5 grandes movimentos temáticos para conectar a liderança com tendências, estimular o protagonismo na criação de novos modelos de negócio e aumentar a capacidade intraempreendedora, necessários para a construção dos próximos 100 anos da empresa centenária.
Sicredi Vanguarda PR | SP | RJ
A partir do detalhamento do propósito do Sistema Sicredi, foi desenhada a jornada do propósito na cooperativa e um plano de engajamento das pessoas. As principais atividades para o desenho da jornada foram: realização de curadoria de conteúdo sobre propósito (livros, textos, filmes, artigos, vídeos, cases etc.), realização de diversas sessões de diálogo com diversas partes interessadas (CAD, Diretoria, Gerentes da sede, GAGs, GADs, empregados, associados), desenho do plano de implementação (ações necessárias para a implementação da jornada do propósito) e elaboração do manifesto do propósito da cooperativa alinhado ao propósito sistêmico.
Sicredi Pioneira
Elaboração do Planejamento Estratégico de longo prazo da Sicredi Pioneira, a primeira cooperativa de crédito do Brasil com mais de 120 anos.
O processo contou com diversas análises externas (dados setoriais, tendências e pesquisas com os associados), análises internas (financeira e competências chave) e discussões sobre o posicionamento estratégico.
Os produtos gerados foram: mapa estratégico, indicadores, metas anuais, projetos de transformação, desdobramento da estratégia para painéis de contribuição temáticos, modelo de gestão de acompanhamento e plano de comunicação da estratégia.
TMG
Elaboração do planejamento estratégico da empresa, por meio das seguintes atividades: realização de diagnóstico interno com análises financeiras, mapeamento de tendências e análises competitivas setoriais, definição da proposta de valor relativa às partes interessadas, definição do posicionamento estratégico da empresa, definição de direcionadores estratégicos, revisão da visão de futuro e missão, desenho do mapa estratégico, indicadores, metas e projetos estratégicos, desenho do modelo de governança, gestão e comunicação da estratégia.
Além do planejamento estratégico institucional, a TMG ainda desdobrou sua estratégia para todas as áreas da empresa por meio da construção colaborativa dos painéis de contribuição. Alguns dos resultados gerados foram:
- Maior clareza sobre a direção futura e escolhas estratégicas da empresa;
- Alinhamento e mobilização da liderança em relação à visão do futuro e os objetivos estratégicos da organização;
- Maior foco e produtividade em todos os níveis (temas e direcionadores relevantes, projetos prioritários para entrega de resultados);
- Maior assertividade na tomada de decisão (método simples e estruturado para acompanhar externalidades e desvios na execução da estratégia);
- Maior grau de comunicação e alinhamento de todos os colaboradores.
Schneider
Formação e Implementação da rede descentralizada de inovação da empresa. Focada na realização de estudos de mercado, melhora da experiência dos clientes e projetos de experimentação tecnologica.
Cooperativa Castrolanda
Desenho do Planejamento estratégico de 5 anos da Cooperativa Castrolanda com envolvimento direto dos cooperados. Com análises financeiras e dados setoriais mapeados, foram definidas estratégias de investimento, manutenção ou desinvestimento nos diversos negócios da cooperativa. Foi elaborados também o mapa estratégico com indicadores, metas e os principais projetos.
A estratégia foi desdobrada para cada negócio, criando um sistema de gestão do desempenho alinhado com a estratégia da cooperativa.
Cocal
Construção do Planejamento Estratégico incluindo a definição de aspirações iniciais, análise do ambiente interno e externo, identificações de implicações e oportunidades, macro estimativa de resultados, propósito, visão de futuro, valores organizacionais, direcionadores estratégicos e proposta de valor. Englobou também a construção do Balanced Scorecard incluindo: mapa estratégico, indicadores, metas e projetos estratégicos, assim como o desdobramento da estratégia e a definição e implementação do modelo de gestão da estratégia e do portfólio de projetos estratégicos.
Duas Rodas
Construção de dois ciclos de Planejamento estratégico da empresa (2016 a 2020 e 2020 a 2024), com análises financeiras e de mercado para o portfólio de negócio, assim como a definição de novos caminhos de crescimento nas adjacências do core business da empresa.
Sicoob Central Espírito Santos
Elaboração do Planejamento Estratégico de longo prazo da Sicoob Central Espírito Santos de forma colaborativa com as cooperativas singulares da Central.
O processo contou com diversas análises externas (dados setoriais e tendências), análises internas (financeira e competências chave) e discussões sobre o posicionamento estratégico.
Os produtos gerados foram: mapa estratégico, indicadores, metas anuais, projetos de transformação, modelo de gestão de acompanhamento e plano de comunicação da estratégia.
Karsten
Desenho do Planejamento Estratégico 2019 – 2023 da empresa, incluindo atividades como: análise financeira, análise de mercado, construção de business case, construção do BSC, implementação do modelo de gestão e suporte na implementação da estratégia. Os resultados gerados foram: reposicionamento de marcas, reorientação da abordagem comercial e implementação do selo de gestão e governança.
Urbano
Elaboração do Planejamento Estratégico de 2022 a 2026 do grupo familiar Urbano Alimentos, que contou com o alinhamento das expectativas de crescimento dos acionistas com base no crescimento da familia, com o mapeamento, análise, avaliação e orientações relacionadas às oportunidades de crescimento e com o desdobramento da estratégia para o principal negócio de alimentos: definição do propósito, revisão da missão e visão de futuro e valores organizacionais, mapa estratégico, indicadores, meta e projetos estratégicos.